Thursday, April 26, 2012

Vassouras realiza seu IV Festival "Sabores de Botequim"


Entre os dias 04 e 13 de maio, a cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro recebe a quarta edição do Festival Sabor de Botequim, criado para divulgar a cultura enraizada nas cidades do interior fluminense, além de valorizar a qualidade e importância dos produtos regionais. O evento oferece, além da tradicional comida de boteco, workshops de culinária e fotografia, degustação de carnes nobres e, ainda, um passeio pela cozinha internacional, da tailandesa à clássica massa italiana. Tudo isso regado a muita cerveja artesanal, cachaça e vinhos das melhores safras.

Os comensais poderão apreciar uma brasileiríssima feijoada, ao som de pandeiro e cavaco, no “Feijão de Bamba, Cachaça e Samba”, sob o comando da Chef Katia Lopes do Aconchego Carioca. Para aqueles que preferem ares mais sofisticados, uma ótima pedida é o “Ricette della Nonna”, que promete um jantar ítalo-brasileiro com Gnocchi de Baroa e Ragú de Carne Seca, preparado a quatro mãos pelos Chefs Alexsandro Roppe e Eduardo Ferreira, com direito a sommelier e tudo. Já quem gosta mesmo é da cultura regional, tem espaço garantido em “Petiscos Magníficos”, com os Chefs Frederic Mounnier e Julien Mercier, que prepararão, entre outros quitutes, Pastel de Acém Confit na Cachaça e Couve Frita e “Deliciosa Sustentabilidade”, com Chef Lucas Mendes, que utilizará produtos locais como Queijo Solidão no preparo de suas receitas como Bolinho de Arroz Piamontese e Beijo na Boca – um escondidinho com língua defumada no recheio. Opções não vão faltar!

Dezessete Chefs no total, além dos já citados, incluem ainda David Mansaud, Jan Santos, Camila Coura, Ygor Ytalo, Antônio Índio, Eduardo Ferreira e Mirka Lage, entre outros, que se revezam em doze locais na região de Vassouras: Mara Palace Hotel, Varandas, Casario Shopping, Fazenda Carvalheira, Churrascaria 393, Sputnick, Sem Comparação, Hotel Santa Amallia, Vassouras Eco Resort, Botequim Oficial, Casa de Cultura de Vassouras e Fazenda Magnífica. O objetivo é agradar a todos os paladares. Diferentes propostas em diferentes ambientes, sempre se adequando às peculiaridades dos Chefs responsáveis.

O encerramento do Festival será na Praça Barão de Campo Belo, no Centro Histórico de Vassouras, às 12h. Em comemoração ao Dia das Mães, os organizadores apostam numa festa super especial: “Mamãe vai ao Boteco”, que inclui um workshop gastronômico e uma degustação gratuita, orientados pelo Chef Marcio Moreira. Para fechar com chave-de-ouro, logo após a aula, os visitantes terão a chance de se deliciar com um prato típico de botequim, preparado na Panela Brasil, uma panela gigante capaz de fazer comida para até 1000 pessoas de uma só vez.

A programação completa do IV Festival Sabor de Botequim pode ser encontrada no endereço eletrônico www.sabordebotequim.com .

No comments: