Livros de Boteco


 
Rio Botequim
RIO BOTEQUIM
de Eduardo Studart

Este livro é um guia da boemia carioca que apresenta as delícias da culinária popular. Além de apresentar vinte pratos e petiscos provados e comentados em edição totalmente ilustrada, mostra como degustar e onde encontrar o melhor da comida de botequim - petiscos e tira-gostos, caldos e sopas, sanduíches e pratos principais.

Botequim de Bêbado Tem Dono
BOTEQUIM DE BÊBADO TEM DONO
de Moacyr Luz

"Foi idéia do rei do underberg, Jaguar, fazer essa dobradinha: eu e o Chico. Nosso ilustrador queria conhecer a inspiração das crônicas, os bares que ancoraram esses humildes casos do cotidiano.
Neste livro, vinte e cinco histórias foram vividas nos bares dos títulos, mas modestamente caberiam mais uns cem casos de outras biroscas perdidas nos labirintos do meu coração – ou do meu fígado, sendo menos lírico.
Costumo brincar que as minhas histórias são baseadas em fatos irreais, mas aqui não, foi tudo vivido até a última dose."
(Moacyr Luz)

BOTECÃO CARIOCA - Crônicas de Uma Vida Devassa
de Byra Di Oliveira

O lado escritor do Chef Byra Di Oliveira com as estórias ele escreve em blogs, algumas reais, outras não de gente comum, com sua linguagem vulgar, e repletas da mediocridade que costuma habitar o universo paralelo aos bares freqüentados pela alegre sociedade burguesa.

Meu Lar é um Botequim
MEU LAR É UM BOTEQUIM
de Eduardo Goldemberg

"Este livro não é uma ode nem aos bares nem aos botequins mais vagabundos, aos quais e não resisto, com a licença de Aldir Blanc e Moacyr Luz. É, talvez, uma homenagem aos bairros da Tijuca e de Vila Isabel, o primeiro onde eu nasci e fui criado, e o segundo, que aprendi a amar...." (Eduardo Goldemberg)

Bip Bip 40 anos
BIP BIP 40 ANOS
coletânea de crônicas e artigos
 
Nascido na mesma fatídica data da edição do AI-5 o simpático bar da Almirante Gonçalves, em Copacabana comemora 40 anos reunindo antigos e novos freqüentadores para contar as histórias da sua ligação com o lugar e com o seu irreverente dono conhecido por todos como Alfredinho. 
FILOSOFIA DE BOTEQUIM
de Lauro Padilha
 
A série "filosofias de botequim" surgiu depois de uma típica conversa em um bar em Ponta Grossa-Pr. Depois de cervejas e caipiras, as pessoas começam a "filosofar" e alguns se transformam em "poetas", outros em "analistas políticos" e muitos em "humoristas". Escutei uma, onde o jovem, estufou o peito e disse: "Para se conquistar uma mulher, basta ter um livro de piadas no bolso." A frase me inspirou a criar um blog com o título "Filosofias de Botequim" – www.filosofiasdebotequimdopadilha.blogspot.com. Artigos curiosos e engraçados, piadas e alguma coisa de política fazem parte. Selecionei coisas bem interessantes e principalmente engraçadas e inteligentes." (Nelson Rodrigues)
20 CONTOS E UNS TROCADOS
 
Nei LopesEm '20 contos e uns trocados', o autor concilia o espírito popular dos subúrbios do Rio com a qualidade estética de uma grande obra. O universo dos contos é o do indivíduo negro, que vive o cotidiano das comunidades humildes e marginalizadas da cidade. Entre diversas análises, o livro retrata a involução sofrida no mundo do samba desde a origem das primeiras escolas de samba até a transformação do carnaval em um grande setor do turismo e do entretenimento. Malandros, pais-de-santo, compositores de escola de samba, o subúrbio, o morro - personagens de um Rio de Janeiro que não se vê nos cartões-postais da cidade, mas que desfilam com grande força literária na obra.
CONFESSO QUE BEBI
Jaguar
 
Escrito e ilustrado por ninguém menos que Jaguar, este livro não é um guia convencional de bares. CONFESSO QUE BEBI: MEMÓRIAS DE UM AMNÉSICO ALCÓOLICO foi produzido a partir de lembranças de fatos e de conversas jogadas fora em torno de rodelas de chope, copos e garrafas, que sempre balizaram a vida do chargista, desde anos tão verdes quanto licor de menta. CONFESSO QUE BEBI é também um guia cultural de um Rio de Janeiro que insiste em manter a aura de boêmia, mesmo com todos os problemas socioeconômicos.
HUMOR DE BAR
Nani
 
O bêbado contumaz, o cliente chato, o garçom paciente, o português psicanalista do boteco - estão todos à sua espera nos cartuns reunidos neste livro, vivendo histórias que vocês já presenciou ou que nunca imaginou que poderiam ser criadas. Com Nani, elas podem.
AS MELHORES PIADAS DE BEBUM
Luis Pimentel
 
A sabedoria popular, aquela bem sacana, diz que .. de bêbado não tem
dono. Por conta disso, todos que gostam de tomar umas e outras além da conta devem levar um bafômetro no bolso, já prevenindo a possível
multa quando for pego em alguma blitz ou, algo muito mais importante que marcará o bêbado para o resto da vida.

No comments: