Wednesday, March 8, 2017

Por uma sociedade igualitária de homens e mulheres

Hoje, devido a insônia percorri o caminho até a porta do boteco, olhando a paisagem matinal, os homens de paletó e gravata sentados na direção dos automóveis que passavam, e as mulheres apressadas dirigindo os seus paradas em frente a escola ditando as últimas ordens aos filhos antes de entrar.
Com o boteco que frequento ainda fechado, entrei na padaria e pedi um pingado, enquanto passava os olhos no jornal comprado na banca em frente.
Entre as manchetes o viver das brasileiras pelo mundo. Foi quando me dei conta era o dia da mulher.
Lembrei da primeira vez que me pus ao lado das mulheres, com uma visão mais politizada, foi quando uma edição da revista "Realidade" foi censurada e recolhida das bancas. Penso que o ano era 1972.
 A revista abordava o sexo, e tinha uma entrevista da Itala Nandi que aos olhos de hoje seria um verdadeiro manifesto feminista.
O noticiário me trouxe a constatação daquilo que vivia em casa, o valor da mulher e seu empoderamento, educado que fui por três tias e uma mãe libertárias e independentes.
Depois bandeei para a vida cultural, e cantei a mulher no meu livro de poesias, e no meu minivinil onde tentei transpor a realidade do lado feminino do homem.
Viria em seguida meu vinil, que dediquei as minhas filhas, "mulheres de um novo tempo" como dizia a dedicatória.
Mais recentemente, no mundo digital estive ao lado do feminino no apoio a "Marcha das Vadias", que clama pelo modo da mulher em determinar a exibição do corpo, e como consequência apoiei o movimento "Femen".
No entanto venho mantendo uma certa preocupação pela desconsideração do elemento "masculino" visto em algumas manifestações de certas lideranças "femininas", talvez por mágoas e rancores devido a anos de dominação que tem permeado manifestações e comportamentos.
Não vejo nenhum debate que considere o comportamento "masculino" como igualitário, pondo-se qualquer ideia de ser homem com ser machista, quase que subjugando o ser.
Tudo que sonhei sobre igualdade e fraternidade entre os sexos não viverei para ver, mas quero parabenizar o ser mulher pelo papel que exerce na humanidade, e na construção de uma sociedade melhor.
Embora mantendo a crítica me se deve ao ser mãe muitos dos pecados masculinos, por algum egoísmo ou excesso de zelo que esteja por trás dos erros de certos homens, quero dedicar a todas meus "PARABENS PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

No comments: