Saturday, February 18, 2012

A Grande Nação Africana e a Feijoada do Chef no Carnaval 2012

Outro dia fui convidado a aplicar uma feijoada lá pras bandas de Jacarepaguá.
Como sempre fui logo me acercando no meu ambiente de trabalho: a cozinha.
Eis que começou um entra e sai pelos ambientes da casa, e aos poucos, atraídos pelo cheiro da comida, um a um os convidados se aproximaram da cozinha trazidos pela dona da casa, que queria lhes apresentar o responsável por aquele perfume de feijão.
Não sabia do que se tratava, nem para que fim era o evento.
Só sei que a cada minuto que passava para apresentação dos acepipes subia em mim o sangue da responsabilidade de cozinhar para tão ilustres pessoas.
Primeiro o dono da casa, um conhecido político do partido do poder. Depois sua mãe, uma genuína ex-cozinheira carioca que por um bom tempo foi responsável uma das mais famosas feijoadas do Rio, a do Bola Preta.
E foi chegando gente, e a cada figura que chegava expressava o meu orgulho de estar cozinhando para tão importantes pessoas.
Ao presidente da escola de samba presente perguntei o porque de não estarem ali as suas tão conhecidas. Sorriu e aguardou a chegada a mesa do frugal prato.
Pronta a feijoada do chef, todos a caminho da mesa.
Mais políticos e um conhecido sambista, quase um embaixador do Brasil em terras africanas.
Eis que a surpresa maior se avizinhou. No meio de salamaleques se apresentou para puxar a fila do bufê o embaixador de uma conhecida nação africana, sua mulher e seu ilustre cônsul.
A comitiva de fartou e repetiu, encantados com aquele prato tão representativo da gastronomia brasileira.
Ao final, em meio a elogios e respingos do suor da minha responsabilidade, parecia soar o vozeirão do locutor no sambódromo para a nota que todos davam aquela milha performance: 10, NOTA 10!!!!
E ai irão me perguntar: em meio ao repique e aos tamborins do carnaval porque voltar ao assunto de tão discreta reunião acontecida há mais de um mês?
É que a grande nação africana será homenageada na avenida por uma escola, e todos que estavam ali presentes naquele evento vão ter um pouco mais de tempo para deliciar o embaixador com um pouco mais da nossa cultura.

No comments: