A próxima já está programada |
Quem quer montar o enxoval do seu restaurante ou espaço gourmand encontra absolutamente tudo na "International Food Service Market Place" de Chicago, USA: louças, utensílios, acessórios de atendimento, móveis. Arquitetos e designers de interiores conseguem montar um restaurante completo em uma única feira, com esbanjo de bom gosto e uma variedade de tendências atendendo do simples boteco ao ambiente multiestrelado.
A National Restaurant Association (NRA) Show em Chicago ocorreu entre os dias 5 e 8 de maio. É um dos poucos lugares e eventos do mundo que reúne 58 mil profissionais de mais de 100 países a 1,8 mil expositores. A NRA reúne empresários e apresenta novos conceitos com a finalidade de desenvolver oportunidades de negócio, eficiência em termos de energia, implementação de medidas de segurança para ajudar não apenas o seu estabelecimento, mas, mais importante ainda, o meio ambiente. Como fonte de conhecimento, a NRA também tem estandes conduzidos por especialistas em educação, onde mais de 70 sessões gratuitas fornecem conhecimento sobre tópicos atuais, abrangendo áreas de interesses múltiplos que podem fazer diferença aos operadores de restaurante, aulas para demonstrar a boa cidadania corporativa, palestras sobre como lidar com seus funcionários, treinamentos e orientações a estudantes sobre sustentabilidade.
Durante o evento, os visitantes podem apreciar toda a gama de produtos disponíveis nos EUA e ver como são capazes de obter o resultado perfeito com as suas supermáquinas de preparação para todos os tipos de alimento, elevando a qualidade ou sabor do produto, demonstrando novas ideias, novas técnicas e tendências.
De fato, caminhar pelos corredores desta feira exige disposição e boa forma. Tenho a sensação de ter caminhado em cada um deles, recebendo tantas informações que, para fazer a triagem delas, exige atenção redobrada. Dos equipamentos apresentados, em minha opinião, um dos “brinquedos” top é o forno espanhol Josper que atende até 500 pessoas por dia usando apenas 15 quilos de carvão, com uma grelha inferior para carnes e outra superior para cocção em panelas de ferro fundido. Quem opera não pode sair da frente do equipamento que trabalha de porta fechada, segredo da economia de carvão e transferência do aroma para as panelas da grelha superior. Se virar as costas por tempo demais o alimento passa do ponto...
Outra maravilha é o preparador de alimentos Ribot ( nome de um famoso cavalo de corrida que tinha porte rústico e mesmo assim ganhava tudo) da Italiana Telme. Ele cozinha na temperatura, velocidade, modo de emulsão que você programa e, uma vez o alimento pronto, abate a temperatura dele em 15 minutos para 5 graus positivos, proporcionando segurança alimentar quando se trata de guardar o produto para uso posterior. Ele faz caldos, cremes, molhos, bolonhesa, ragouts, ensopados e vai até 18 graus negativos para preparar sorvetes, sorbets e outras sobremesas que apenas precisam ficar geladas no preparo e consumo.
Sonhei com a qualidade dos insumos apresentados, carnes maturadas ricamente marmorizadas, queijos do Wisconsin e outros estados que deixaram meu paladar de francês chauvinista com as papilas estremecidas, frutos dos mares do Alaska e outras águas abençoadas, mini vegetais de quase todos os tipos imagináveis, enfim, a NRA não é só para encantar profissionais, o bom gourmet não perde a viagem...
Ano que vem, tem mais ....
No comments:
Post a Comment